segunda-feira, 5 de julho de 2010

Festa no Pandiá

No capô do meu opala verde, quatro portas, 1970 etc.. etc... O Cascata vendia os ingressos para o baile de logo mais a noite, que ele subtraiu da secretaria do clube aproveitando o descuido da linda secretária que ele jurou ter namorado. Foi com o dinheiro arrecadado que garantimos as doses de bebida desta noite.
A fila era imensa e chegava quase em frente da casa do Pricken.
Tinha tudo para ser aquele baile, daquela época!
Lá dentro Queixada e Bareta já começavam a ensaiar os passos "John Travolta".
Confusão na fila. A turma do Cruzeiro. Os PE's resolveram. Uns entraram outros foram embora.
Era sempre assim que começavam os bailes famosos do Pandiá.
O barulho em frente a casa de Seu Valadares, não podia ser pior. Ele, administrador do clube, saia e dava broncas em todo mundo. Afinal, o clube era responsabilidade dele, e a rua em frente a sua casa também. Lá dentro já se encontrava boa parte da galera. Seu Herculino estava na catraca conversando com o Horácio e o Lima. Os diretores estavam atentos, e indicavam aos porteiros, quem eram os convidados e quem eram os intrusos.
- Pai, estes dois aqui são meus amigo!
- Deixa passar estes dois ai.
Foi assim que Edson "neguinho" e seu irmão entraram no baile. Os dois estudavam comigo no ginásio do cruzeiro.
Careca e Newton "suru" acabavam de chegar com a Angélica. Engraçado, a mulher nem entrou no clube e já tinha gente disputando quem iria dançar com ela. Ramilsom colou e não largou mais.
Madalena sem namorado. Era um prato feito, se não fossem os irmãos tão ciumentos.
Nara e Jane acabaram de entra com o Luiz Loloca. Nara era linda, mais já estava comigo, apesar do Ricardo da QRO, viver atormentando a vida dela com essa história de amor-eu-te-amo-mais-que-ele! Esse a turma de amigos não deixava entrar.
As luzes negras e a música lenta enchiam o salão. O rala-e-rola começava e era tão bom!
Vez por outra surgia uma briga: Allan e Mauro respectivos namorados das minhas queridas irmãs Bel e Miriam, certa vez acharam que meu pai tinha se envolvido numa briga, pois ele estava sangrando e tinha alguem puxando ele pelo braço. Não era nada disso, papai apenas caiu e bateu com a cabeça na ponta de uma mesa. Por causa deste malentendido, teve até gente prêsa. Bebeto e Dadá faziam as vezes de intelectuais, e tinham uma turma só deles, mais na hora era todo mundo junto mesmo. Os papos as danças e as aparições eram comentadas por meses. Biloca, Gila, Bigas, Fernando "bundinha" curtiam a idade deles com os papos de futebol. Charuto, Cascata e eu éramos mais da palhaçada e da reparação. A gente comentava as roupas, e os trejeitos da galera.
- Tá vendo aquela ali? Pois é eu ja comi... (mentira!) Era tudo fofoca!
Minha mana Keka estava começando, ela rodava pelo salão de mesa em mesa conversando com um e com outro. O Dimas e sua prima que era "emperrada" para aceitar convite de dança. O Tande bem que tentava, mais quem dançava com ela era o Mineiro. Dizem até que eles namoravam escondidos. E Ligia e Tequinha, coitadas com o Costa Ferreira que não tirava os olhos das filhas amadas.
De repente as luzes começaram a piscar, e como um passe de mágica, o salão era invadido por uma mutidão que pulava e dançava ao som do Bee Gees. Era mais ou menos assim que as coisas aconteciam quando havia baile no Pandiá.

Verdadeiros embalos de sábado à noite!


9 comentários:

  1. Gula, onde voce achou esse namorado de Darquinha??? ela é 2 anos mais nova que eu, nem ia para as festinhas, rsrs...
    bons e maravilhosos tempos, lembrar essa turma toda...

    ResponderExcluir
  2. O Marcos era namorado da Regina , que morava no Cruzeiro Novo no quarto andar em frente ao nosso bloco. E nem eram tão brigões assim, se papai não tivesse caido e cortado o supercílio naquele baile de carnaval , não teria rolado nadinha rsrsrs.
    Coitada de Darquinha ficava em casa dormindo e contando carneirinhos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esta postagem foi reeditada, em respeito a idade da Darquinha.

    ResponderExcluir
  5. Genteee, alguém me explicaaa...
    quem, que Marcos? primo de quem? namorado de quem?
    hahaha
    Gulla, a única coisa que lembro dessa época, é de ficar esperando vocês chegarem em casa de madrugada...
    Adorava ficar ouvindo as histórias que vocês ficavam contando de como foi a noite, quem beijou quem, quem dançou com quem, quem brigou com quem... era demais....
    mas com certeza nessa época não ia pra baile não!! ficava em casa na caminha quentinha mesmo!!!

    ResponderExcluir
  6. Refaz de novo. O meu era Mario o Mauro era irmão.
    rsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Eu gostava mais das festinhas de garagem. O Pandiá era muito moderno e cheio de regras. Eu mesmo já fiquei de fora várias vezes, eles alegavam que eu não tinha idade. Pode.
    Nas garagens não. Primeiro a luz negra realçava mais nossas camisas "hang tean" com listras brancas. A calça Lee desbotada era tudo com o brilho da luz. As batidas e o maravilhoso perfume pathulee (não sei se era assim que se escriva), mas o cheiro ficava marcado em qualquer um. Agora, inconfundível mesmo era o chiado da vitrola. Os discos super arranhados e as conversas sentados no muro. Muito mais do que Pandiá...incrivel mesmo era o SMU em plena época de didatura militar, a nossa galera aprontava, brincava e principalamente sonhava...Belos Dias....
    Havia uma disputa muito legal entra a turma do Rock e a do Soul...QRO vs QRS...Pandiá vs Clube do Exército...Até hoje de vez em quando passeio pelo SMU para relembrar nossos Anos Dourados...Acho que ficou faltando Bira e suas irmãs, Giza, As filhas do Pricken...enfim desse tempo dá para escrever vários livros. Valeu...

    ResponderExcluir
  8. Gente! Que confusão!!!
    Troquei os namorados, esqueci da Giza, esqueci da Tânia, da Lela, da Carmem, Da Deborah, da Liliah, da Monicah, da Veronicah. Acho que vou seguir o conselho do Gila e refazer a história....

    ResponderExcluir